Se você vende pela internet utilizando seu próprio e-commerce e nunca pensou em estender suas vendas para um marketplace, vai se surpreender com a oportunidade.

Imagine vender mais, realizando pouco ou nenhum investimento a mais do que você está acostumado? Se você já tem um e-commerce, só tem a ganhar investindo em um marketplace.

Muitos lojistas já perceberam o quanto podem expandir as vendas, visto que no segundo trimestre de 2017 houve um avanço de 32% de varejistas presentes nos marketplaces, em relação ao primeiro semestre do ano.

Além disso, no ano de 2017, o marketplace foi o responsável por 25% de todo o faturamento do comércio eletrônico no Brasil.

Assim, um marketplace pode impulsionar seus negócios. Entenda agora mesmo como um marketplace pode ajudar a:

  • Aumentar suas vendas;
  • Tornar sua marca mais conhecida;
  • Alcançar novos clientes;
  • Conquistar credibilidade.

O que é marketplace?

Imagine que a sua loja online é o seu endereço próprio, com terreno adquirido ao comprar um domínio e construído com uma plataforma de site.
O marketplace se compara a um shopping center, onde estão reunidas várias lojas. Esse aglomerado de lojas pode ser bem geral – como o Mercado Livre – ou segmentado – como o Elo 7, de produtos artesanais.

Assim, mesmo que você tenha o seu endereço físico, nada impede que você venda em um ou mais marketplaces, de acordo com o perfil do seu produto e do seu cliente.

Aliás, uma característica interessante é que diversas lojas virtuais famosas, como Americanas, Ponto Frio e Casas Bahia abrem suas portas para qualquer vendedor. Outro exemplo é a Amazon, que num primeiro momento comercializou apenas livros e, recentemente, está aberta para quem quiser vender qualquer tipo de produto.

Você deve estar pensando no quão caro é o aluguel de um ponto em qualquer shopping. A boa notícia é que os marketplaces cobram apenas percentuais de comissões de vendas.

Esses percentuais podem variar de acordo com o marketplace, mas geralmente são taxados de maneira que beneficie o vendedor.

Quais são as vantagens de vender em marketplace?

Vamos continuar no exemplo do shopping. Pense em quantas vezes as pessoas vão até lá somente para lanchar, passear, encontrar amigos…
O mesmo ocorre no ambiente virtual do marketplace. O cliente que vai comprar de você um dia pode estar navegando por lá apenas para fins de pesquisa de preços, ou verificar disponibilidade, pois sabe que é no marketplace que há muitas opções.

Dificilmente esse mesmo cliente faria uma busca específica pela sua marca no Google. Esse ganho de tráfego é uma das primeiras grandes vantagens.
Outra situação é que, mesmo com o aumento da segurança de vendas online, há ainda muitos perfis de consumidores que têm receio de comprar pela internet, confiando seus dados pessoais e bancários a sites. Notícias de fraudes e vazamentos existem todos os dias.

As histórias sobre comprar um celular e receber um tijolo ao comprar pelo Mercado Livre parecem ter ficado em 2010. E mesmo assim, no marketplace, há um espaço onde os compradores podem deixar comentários sobre os vendedores. Os próprios marketplaces expõem os níveis de credibilidade de cada vendedor.

Essa transparência dá muito mais segurança para quem está adquirindo um produto, além de poder contar com o suporte do marketplace no caso de algum imprevisto.

Se você já possui um e-commerce, pode entrar em contato com as pessoas que adquirem seus produtos e divulgar o seu trabalho, seja por um recado na própria plataforma ou mesmo enviando junto com o pedido uma carta de agradecimento.

Em qual marketplace eu devo entrar?

Atualmente, são muitos marketplaces disponíveis para você oferecer seus produtos e não há limites de participação. Você pode muito bem conciliar sua operação no e-commerce com o marketplace.

Para definir qual a melhor vitrine para o seu produto, é necessário responder a algumas perguntas sobre quem compra de você:

  • É homem ou mulher?
  • Qual a faixa etária?
  • Quais são os hábitos de uso da internet?
  • Qual a renda?
  • Prefere comprar em um espaço geral ou segmentado?

Agora, você deve buscar aqueles sites em que provavelmente essa pessoa mais faz compras por questões de sentir que atende às suas necessidades e que é seguro.

Ao considerar um marketplace, pesquise principalmente quais são os produtos comercializados por lá e também a credibilidade.

Por que você precisa de ajuda para entrar no marketplace

Apesar da facilidade em ingressar nesse mercado, estabelecer um padrão rentável continua sendo um desafio. O ambiente de marketplace é de ampla concorrência, onde outro vendedor pode vender o mesmo produto que o seu por questão de pouca diferença no valor.

Implementar uma estratégia de vendas no marketplace e escalar seu negócio é possível, mas exige bastante conhecimento. Afinal, não adianta deixar sua loja parada, é necessário movimentar mercadoria, pessoas e capital.

Agora você tem duas opções:

  1. Continuar com dificuldades em divulgar sua marca e gerar tráfego para seu e-commerce e esperar resultados (não garantidos) a longo prazo.
  2. Contratar a Agência Virtue e implementar agora mesmo seu negócio em um marketplace e obter um ganho crescimento de até cinco vezes em vendas, tal como um de nossos clientes provou que é possível.

Você já sabe qual a melhor escolha, não é? Então, marque agora mesmo uma conversa com nossa equipe. Nosso trabalho é evoluir o seu negócio.

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