Quantas vezes Marketing e vendas foram confundidos?
O Marketing é um assunto terrivelmente incompreendido em diversos ambientes de negócios, e também pelo público em geral. As empresas acabam acreditando que a função do Marketing é a de se livrar dos produtos que elas produzem e oferecem ao mercado.
E várias vezes vemos ele sendo confundido com vendas e/ou comunicação. Mas vender é apenas o começo da história. Os pontos que não são vistos e compreendidos, em geral, são:
- A ampla visão de mercado;
- A pesquisa de necessidades para produzir um produto adequado;
- O estabelecimento de preços adequados;
- As formas de tornar a distribuição eficaz;
- Os métodos para o mercado passar a saber do produto;
Viu? Marketing é um processo muito mais abrangente. Marketing e vendas são quase opostos (mas não inimigos) – mas o primeiro voltado somente para vendas é um erro. Kotler já dizia:
“Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes para se desfazer do que você produz. Marketing é a arte de criar um valor legítimo para o cliente.”
Ou seja, é a arte de ajudar os seus clientes a ficarem em uma situação melhor em comparação à anterior. A venda começa só quando temos um produto. O Marketing começa antes do produto.
Ele é o nosso dever de casa enquanto empreendedores para descobrirmos o que as pessoas precisam e o que a nossa empresa deve fazer a respeito e ele aponta:
- Como lançar um produto;
- Como precificar;
- Como distribuir;
- Como promover;
E então, ele avalia e monitora seus resultados para melhorar a oferta.
Quando o Marketing é levado a sério, ele acontece antes de o produto ser desenvolvido, e tem continuidade mesmo após a conclusão do processo de venda.