Diariamente, aumenta no cenário brasileiro a taxa de empreendedorismo e pessoas que buscam novas oportunidades e identificam uma necessidade no mercado. Dentre esses casos, a participação do empreendedorismo feminino tem crescido cada vez mais, mostrando a força e motivação das mulheres que buscam mudanças depois de anos de diferença em relação aos homens.

Seja para buscar independência financeira, maior liberdade e flexibilidade, tirar os sonhos do papel ou adquirir uma fonte de renda extra, o cenário do empreendedorismo mostrou grande evolução para as mulheres nos últimos anos, não somente no Brasil mas no mundo inteiro.

Segundo um estudo do SEBRAE, em 2018, o Brasil teve a 7ª maior proporção de mulheres no empreendedorismo inicial, em uma pesquisa envolvendo 49 países. Além disso, as mulheres representam hoje 48% dos microempreendedores individuais (MEI). Porém, mesmo em constante desenvolvimento, a liderança feminina ainda pode crescer e ganhar muita visibilidade!

 

O empreendedorismo feminino

empreendedorismo feminino

Ao contrário do que muitos pensam, o empreendedorismo feminino vai muito além de abrir uma empresa e lucrar imensamente, mas sim transformar as necessidades de forma inovadora, dar visibilidade às questões relacionadas ao gênero e trazer uma nova perspectiva e oportunidade.

Dessa forma, assim como as mulheres que abrem grandes empresas, aquelas que possuem seu próprio pequeno negócio também  são empreendedoras. E seja no comércio, vestuário, educação, saúde, beleza ou gastronomia, essas mulheres têm um papel importante na transformação social do país.

 

Os desafios das mulheres empreendedoras

Qualquer empreendimento, por si só, passa por diversos desafios, e corre o risco de não dar certo. Para as mulheres, as dificuldades são ainda maiores, mesmo com os visíveis avanços.

Primeiramente, tem o preconceito e falta de reconhecimento no mercado. Não faz muito tempo que as mulheres passaram a ter a liberdade para optar em trabalhar fora, estudar e deixarem de ser somente mães e donas de casa. Felizmente esse cenário mudou, mas muitas mulheres ainda precisam lidar com o desrespeito.

Em nosso dia a dia ainda ouvimos muitos casos de mulheres que precisam lutar para conquistar um espaço e mostrar que suas competências e habilidades não são definidas por seu gênero. Isso é ainda mais forte quando precisam liderar homens.

empreendedorismo feminino

Tudo isso resulta em mais uma dificuldade: a falta de confiança, que muitas vezes é colocada em sua mente pela própria sociedade. Isso pode gerar em problemas refletindo em suas decisões e atitudes, o que pode fazer que perca credibilidade diante de seus clientes.

Outro fato importante é sua dupla jornada. Muitas das mulheres empreendedoras possuem longas e cansativas jornadas de trabalho, e muitas vezes ainda precisam lidar sozinhas com questões relacionadas aos filhos, casa e ao dia a dia.

Porém, nenhum desses empecilhos exclui a importância e a satisfação de se tornar protagonista e líder, de forma igualitária aos homens. Por isso, é muito importante estar ciente desses desafios e sempre encontrar formas de superá-los, com crescimento pessoal, profissional e apoiando umas às outras com suas experiências.

A Agência Virtue admira e se inspira em todas as mulheres que buscam mudar e transformar o mundo com suas ideias inovadoras. Neste dia tão importante, parabenizamos nossas clientes, colaboradoras, parceiras e fornecedoras por esse dom tão especial que é ser mulher!

[fbcomments]

Nome da oferta ou do modelo de e-book em três ou quatro linhas.

Encontre conteúdos por categorias.