A diferença entre Marketing e Marketing Digital é imensa, porém facilmente confundida pelas pessoas, sejam elas do meio ou não.

Muitos confundem os conceitos de Marketing e Marketing Digital, achando que são coisas diferentes, um modismo, ou que um é melhor do que outro, e assim por diante. Na verdade, há uma confusão não apenas entre os dois modelos, mas sim sobre a definição e sobre o papel do Marketing.

Cabe aqui uma rápida definição, em primeiro lugar, do que não é Marketing: Marketing não é apenas propaganda – aquele anúncio simpático e engraçado que aparece na televisão, aquela distribuição de produtos no supermercado, ou aquele vídeo no meio da sua playlist. Tudo isso faz parte do Marketing, mas não são Marketing em si.

Então o que são, afinal, o Marketing e o Marketing Digital? Repassando rapidamente o conceito definido por Kotler,

“Marketing é a ciência e a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades de um mercado-alvo com lucro. Marketing identifica necessidades e desejos não realizados. Ele define, mede e quantifica o tamanho do mercado identificado e o potencial de lucro.”

Ou seja, é uma série de estratégias, técnicas e práticas para agregar valor à marcas e produtos atribuindo uma maior importância para os consumidores.

O objetivo do Marketing de verdade

O Marketing não tem como objetivo apenas vender algo; se aprofunda em tudo que envolva esse processo: produção, logística, comercialização e pós-venda do produto ou serviço. Os objetivos do Marketing são vender mais, fidelizar os clientes, aumentar a visibilidade de marcas, produtos e serviços, gerenciar uma marca, fortalecer relações com consumidores, educar o mercado e engajar colaboradores.

Cabe à administração de Marketing traçar, para cada um desses objetivos, as ações necessárias para entender o consumidor: o que ele quer, precisa e como adequar a ele os produtos e serviços.

O Marketing foi evoluindo, assumindo abordagens e características diferentes, sempre com o mesmo foco: fazer com que o consumidor interaja com as marcas/produtos, tornando-se um cliente. Nessa evolução, surgiram diversos modelos, e aqui entra o famoso Marketing Digital. São esses modelos:

Marketing direto: cria mensagens diretas ao consumidor usando os canais: e-mail, telefone, mala – direta.

Marketing Indireto: veicula a marca de forma mais sutil, em filmes, novelas e quaisquer momentos em que não nos deparamos com um anúncio propriamente dito.

Marketing Social: empresas apoiam eventos culturais ou causas sociais, busca construir uma imagem positiva da empresa / marca.

Endomarketing: dirigido ao público interno das empresas – objetiva engajar os funcionários de uma organização.

Marketing viral: promove ações de alto impacto com baixo custo ou orçamento.

Marketing Digital: tem como principal canal de atuação o meio digital.

Dentre estes modelos, o Marketing Digital tem como premissas as mesmas do Marketing Tradicional, de agregar valor às marcas e produtos, atribuindo maior valor aos consumidores. Apenas o modo como essas premissas são planejadas e executadas são diferentes.

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As premissas do Marketing e do Marketing Digital são as mesmas, porém o modelo de aplicação é bem distinto. Foto: Reprodução

Por que usamos Marketing Digital?

Conceitualmente, o Marketing Digital é o conjunto de atividades online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Tudo bem, mas tudo isso já é feito no Marketing Tradicional. Então, quais as vantagens do Marketing Digital?

No Marketing Digital, a facilidade para mensurar informações possibilita criar ações mais eficientes, e uma maior interação com o público consumidor e com as pessoas. Além disso, tem alcance global e caminha a passos largos para o objetivo aspiracional dos modelos anteriores: entregar a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa e, com isso, economizar tempo e dinheiro.

Com todas estas vantagens, é correto afirmar que o modelo de Marketing Digital tenderá a ser dominante. Porém, ainda dividirá as atenções e o orçamento com os outros modelos. O que não pode ser feito, é confundir o modelo orientado para o formato online, com todo o conjunto de estratégias para as marcas e produtos.

O Marketing Digital é uma das vertentes a ser adotada e, dependendo do formato do seu negócio, talvez a principal. Mas não é a única.

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Nome da oferta ou do modelo de e-book em três ou quatro linhas.

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