Quantas vezes Marketing e vendas foram confundidos?

O Marketing é um assunto terrivelmente incompreendido em diversos ambientes de negócios, e também pelo público em geral. As empresas acabam acreditando que a função do Marketing é a de se livrar dos produtos que elas produzem e oferecem ao mercado.

E várias vezes vemos ele sendo confundido com vendas e/ou comunicação. Mas vender é apenas o começo da história. Os pontos que não são vistos e compreendidos, em geral, são:

  • A ampla visão de mercado;
  • A pesquisa de necessidades para produzir um produto adequado;
  • O estabelecimento de preços adequados;
  • As formas de tornar a distribuição eficaz;
  • Os métodos para o mercado passar a saber do produto;

Viu? Marketing é um processo muito mais abrangente. Marketing e vendas são quase opostos (mas não inimigos) – mas o primeiro voltado somente para vendas é um erro. Kotler já dizia:

“Marketing não é a arte de descobrir maneiras inteligentes para se desfazer do que você produz. Marketing é a arte de criar um valor legítimo para o cliente.”

Ou seja, é a arte de ajudar os seus clientes a ficarem em uma situação melhor em comparação à anterior. A venda começa só quando temos um produto. O Marketing começa antes do produto.

Ele é o nosso dever de casa enquanto empreendedores para descobrirmos o que as pessoas precisam e o que a nossa empresa deve fazer a respeito e ele aponta:

  • Como lançar um produto;
  • Como precificar;
  • Como distribuir;
  • Como promover;

E então, ele avalia e monitora seus resultados para melhorar a oferta.

Quando o Marketing é levado a sério, ele acontece antes de o produto ser desenvolvido, e tem continuidade mesmo após a conclusão do processo de venda.

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